• Garreiras

O que um imigrante que está voltando para o Brasil precisa saber?

Updated: Aug 7

by: Gabriela Guadanini


O tempo na América está chegando ao fim e você decidiu retornar à pátria amada?

Veja o que você precisa saber e entender para chegar ao seu país de origem preparado para seguir uma vida longa e feliz!


CULTURA: não importa quanto tempo você ficou na América, esse tempo foi suficiente para que você adquirisse uma sensibilidade de respeito, direitos e deveres muito grande. Aquela sensação de impunidade já não faz mais parte da sua vida, e um simples encostar no outro gera um pedido de desculpas. Mas, ao chegar ao Brasil, será preciso parar e sintonizar-se com a realidade. O país está numa fase de grande transformação e conscientização popular, onde os cidadãos exigem mais respeito aos seus direitos.

Para facilitar a sua readaptação, procure continuar desenvolvendo atitudes positivas, ensinando as pessoas ao seu redor o quanto é bom respeitar as regras e ser respeitado. Continue tendo bons hábitos e sorria, o brasileiro ama sorrisos! O importante é manter o que a cultura americana te trouxe de bom e tentar passar essa boa impressão para o máximo de pessoas possível. Uma boa maneira de prosperar a cultura americana é se envolver em projetos sociais, trabalhar em ONGS, ou mesmo criando alguma comunidade em prol de um movimento o qual você acredita. Isso pode ajudar a se sentir útil em seu país e a manter essa sensação de dever cumprido, respeito, força que os Estados Unidos nos dá.


DIREITOS E LEIS: um ponto super importante a se verificar é a questão da regularidade de seus documentos brasileiros, como seu CPF, seu título de eleitor, Carteira de habilitação e Carteira de trabalho (CTPS). Tais documentos são extremamente importantes para o exercício de seus direitos como cidadão brasileiro. Caso esses documentos estejam regularizados, great!

Mas se você precisa regularizar alguns deles, procure o órgão responsável para fazê-lo. Hoje as repartições públicas estão mais modernas e a grande maioria das informações você encontrará na INTERNET. Ah! E esse ano tem eleições municipais para a escolha de prefeito, vice-prefeito e vereadores no mês de outubro. Não deixe de regularizar sua situação eleitoral, caso contrário, isso pode te impedir inclusive de obter ID e passaporte.

E esteja atento: em 2017 houveram alterações nas leis trabalhistas. Procure se informar para não ser prejudicado de nenhuma maneira em seu novo emprego. Essa informação também vale para quem tem empresas e gera empregos.

Houveram mudanças também na Previdência Social (INSS), que é o programa de aposentadoria do Brasil. As regras para se aposentar mudaram, como por exemplo a idade, percentual e recebimento de pensões. Fique atento, busque informações seguras!


ECONOMIA E POLÍTICA:o país está mais atento, os brasileiros continuam buscando pela igualdade social, pela punição de políticos corruptos, cobram mais de seus representantes. Em parte, existe um sentimento de justiça entre nós, mas é um caminho longo, em que é preciso unir forças para mudarmos a realidade da política, e preservar a nossa economia, que é afetada pelas mais diversas situações ao redor do mundo. Somos uma economia movida a agropecuária, petróleo..temos solo fértil, clima propício, mão de obra qualificada..e ainda assim decisões políticas tomadas de forma arbitrária e sem pensar no coletivo acaba gerando dificuldade em fechar negócios e desenvolver áreas estratégicas do país. Mas, como um todo, estamos progredindo. Chamamos a atenção de grandes potencias mundiais pela nossa riqueza, como a da China por exemplo, e isso gera interesse de estrangeiros para investirem no Brasil.

Por isso, você que está voltando para o Brasil, seja qual for a sua situação, tenha a certeza de que encontrará um povo muito mais unido e focado num país mais justo, promissor e que cresce a cada dia. Apesar de todas as dificuldades existentes, ser brasileiro é bom demais, O BRASIL TE ESPERA DE BRAÇOS ABERTOS!



Sobre Gabriela:

Sou formada em Direito desde 2010, pela Universidade FUMEC, baseada em BH/MG. Pós graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio.

Hoje atuo em defesa dos direitos trabalhistas, família e consumidor, e estou em constante estudo e conhecimento de outras áreas do direito que se fazem importantes e conversam com a nossa realidade.

Tenho muita afinidade com o direito internacional, principalmente após ser uma colaboração direito da Cidadão Global (hoje a Garra). Hoje há uma realidade de grandes mudanças previdenciárias no Brasil, bem como já passamos por mudanças nas leis trabalhistas também. Alguns imigrantes, por estarem aí por muitos anos, acabam não tendo conhecimento dessas mudanças legislativas, e que podem em algum momento impactar na vida dos mesmos, já que, quando mudamos de pais, não deixamos nossa nacionalidade de lado e alguns direitos e até mesmo deveres tendem a serem esquecidos! Por isso acredito na minha contribuição para a Garra, no sentido de orientar nossa comunidade e proteger seus direitos!

28 views

+1 718-619-8529

  • Instagram
  • Facebook Social Icon

©2020 by Garra BR.